Qual diferença entre XML e Danfe do documento fiscal?
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) são documentos de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, que é formado por um arquivo XML. Ao emitir esses documentos você deverá enviar o esse arquivo de xml para a autorização junto a SEFAZ, esse processo acontece pelo software que emite esses documentos. Toda NFe ou NFCe deverá ser autorizada para ser considerada valida, e deverá ser envida para os participantes dessa operação (destinatários, transportadores ou pessoas autorizadas) por email.
O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é um documento fiscal auxiliar, que pode ser impresso em papel e deverá conter todos os dados do arquivo XML para o modelo 55, esse documento deverá ser no padrão determinado no documento MOC – Anexo II – Manual de Especificações Técnicas do DANFE e Código de Barras.
O DANFE não é nota fiscal, é um instrumento auxiliar para consulta da NF-e, pois contém a chave de acesso da NF-e, que permite ao detentor desse documento confirmar, através das páginas da Secretaria de Fazenda Estadual ou da Receita Federal do Brasil (RFB), a efetiva existência de uma NF-e que tenha tido seu uso regularmente autorizado.
Esse documento impresso deverá acompanhar a entrega das mercadorias quando vendidas na modalidade de entrega.
O DANFE NFC-e é um documento fiscal auxiliar, sendo apenas uma representação simplificada da transação de venda no varejo, que pode ser impressa, de forma a facilitar a consulta do documento fiscal eletrônico, no ambiente da SEFAZ, pelo consumidor final.
A especificação dos modelos disponíveis está no documento MOC – Anexo III – Manual de Especificações Técnicas do DANFE NFC-e e QR Code.
Porque é Importante saber disso?
Para entendermos que o documento fiscal legal a ser considerado é o arquivo de XML e nele é que consta as informações válidas, onde os DANFE ou DANFE NFC-e são documentos auxiliares que devem ser impressos para que os envolvidos tenham como consultar o arquivo XML.
O que isso nos diz?
Que você sempre deverá consultar as informações do XML e bem como se familiarizar ao seus leiaute, campos e validações, pois é com base do XML que devemos escriturar os dados e apurar os impostos.